terça-feira, 29 de novembro de 2011

EMBRAPA reune no Ceará produtores brasileiros de queijo artesanal

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa reuniu, no auditório da sede do Banco do Nordeste, na capital do Ceará, na segunda quinzena de novembro, produtores brasileiros de queijo artesanal , cujo produto é excluído da legislação que trata dos derivados de leite. Essa questão foi um dos temas discutidos durante o evento, em que se buscou alternativas para a competitividade do setor.

São os estados brasileiros produtores de leite que fabricam o queijo artesanal, cuja denominação varia de acordo com a região: queijo serrano no Rio Grande do Sul. queijo mineiro, em Minas Gerais; e queijo de coalho, nos estados da região Nordeste. Os registros indicam que somente os gaúchos e mineiros somam 30 mil produtores.
Autoridades, técnicos, produtores e profissionais de pequenas, médias e grandes empresas debateram sobre as ações para qualificar a linha de produção e buscar a certificação dos queijos artesanais, conforme a localização geográfica dos produtores.
A programação do evento incluiu também debates sobre aspectos da sustentabilidade, competitividade e comercialização. Os participantes tiveram a oportunidade de verificar, na feira de produtos, a última geração de equipamentos e da tecnologia de fabricação. Os estados produtores apresentaram estandes em que mostram as especificidades da sua linha de fabricação de queijos artesanais: pesquisas cientfícias, gráficos, banners, e degustação, além de música.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Estagiária Talita Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário