terça-feira, 1 de novembro de 2011

II Mostra da Cultura Reggae no Ceará

Com a proposta de criar um ambiente para o debate sobre a cultura reggae, o Coletivo Reggart, atuante no campo da juventude nesse segmento na cidade de Fortaleza, realizará nos dias 09 e 10 de Dezembro de 2011 de 14:00 ás 23:00 no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara o projeto: “Reggart – II Mostra da Cultura Reggae no Ceará”.
O evento parte da idéia de que é preciso promover oportunidades para que os admiradores da música reggae e seu público freqüentador possam entrar em contato com a ideologia cultural do movimento. Criando assim espaços para manifestações artísticas, culturais e educativas no âmbito da filosofia reggae.
Não se sabe ao certo o ano em que a música reggae começou a fazer parte da programação musical no estado do Ceará. Mas no ano de 2000, a cidade de Fortaleza ganhou um espaço, na Praia de Iracema, que marcaria para sempre a cena reggae local: o Canto das Tribos.  
Após seu fechamento em 2005, o movimento não perdeu suas forças. O projeto social Movimento Reggae Ceará (MRC), feito por jovens, ganhou destaque pelas suas ações em asilos e creches da capital. Já as opções de entretenimento para o público ficaram por conta das barracas na Praia do Futuro, como a Sorriso do Sol, Praçaí e a Barraca Biruta, sendo esta a maior referência para shows internacionais e nacionais na cidade.
No litoral leste do estado, em Canoa Quebrada - Aracati, o Bar do Reggae e a barraca de praia Freedom Bar, ambos com mais de 30 e 10 anos de existência, respectivamente, são destaques do movimento até hoje. Em 2007, também na Praia de Iracema, foi inaugurado o Reggae Club, a casa de show dedicada aos admiradores do ritmo.  Atualmente, o “calendário semanal do reggae” em Fortaleza começa as quartas-feiras indo até o domingo, fortificando cada vez mais o movimento na cidade.
Conhecendo esse universo e compreendendo sua importância para grande parte da juventude, o Coletivo Reggart vai ao encontro da política cultural instituída pelo município de Fortaleza. Dando, assim, um passo à frente das produções nesse segmento, oferecendo ao público uma combinação ideal que sugere oficinas, palestras, exposições e shows. O evento é uma promoção do Festival da Juventude e Prefeitura de Fortaleza.
Serviços:
Reggart – I Mostra da Cultura Reggae no Ceará
Oficinas, palestras, exposições e shows.
Dias 09 e 10 de Dezembro de 2011 – 14 às 23 hrs / Contato:Amanda Ávila – 8888-0000
Local: Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Estagiária Camila Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário