terça-feira, 1 de novembro de 2011

ONG Risonhos auxilia no tratamento de crianças e idosos

A palavra de ordem é solidariedade. É dentro dessa teoria que O Risonhos trabalha. Trata-se de uma organização não-governamental, voluntária, que tem como membros palhaços amadores.

A ONG foi fundada em 2008, por um grupo de amigos residentes na capital cearense, que tinham o sonho de espalhar alegria e solidariedade pelo mundo, começando por Fortaleza. Inicialmente intitulado de Projeto Social Risonhos, o grupo foi agregando cada vez mais pessoas que tinham vontade de desempenhar esse papel social, e assim, conquistando gradativamente seu espaço, o projeto passou a ser reconhecido como ONG em 2010. A missão do Risonhos é levar alegria às pessoas, podendo melhorar a realidade destas que passam a enfrentar, sorrindo, as dificuldades da vida.

O público principal são crianças e idosos locados em instituições de Fortaleza como nos Hospitais IJF e Albert Sabin, e no Lar de Idosos. A figura lúdica do palhaço é o grande segredo para que os Risonhos venham desempenhando essa missão a cada dia, já que esta é uma arma para dar ênfase à humanização no atendimento às pessoas. Além disso, eles procuram sempre fazer uma extensão dessa solidariedade, interagindo também com funcionários dos hospitais e asilos, bem como com pais e acompanhantes. Para tanto, utilizam de roupas engraçadas, brincadeiras, maquiagem, nariz de palhaço e brinquedos que são doados durante a atuação, sempre deixando, em cada local visitado, a esperança de um futuro melhor.

Por receberem treinamento inicial, os voluntários do projeto podem ser estudantes ou trabalhadores de qualquer área de atuação. Os únicos pré-requisitos para a participação no processo de admissão da ONG é a disponibilidade de tempo aos finais de semana e a dedicação necessária para o período de treinamento, que dura entre 3 e 5 meses. A seleção para novos membros geralmente acontece de 6 em 6 meses e é veiculada pelos perfis da ONG nas redes sociais. Atualmente o Risonhos conta com o trabalho de 30 voluntários fixos.

A ajuda de amigos e pessoas sensibilizadas com esse papel social é que auxilia na compra de materiais necessários para que o Risonhos continue atuando, já que, até o momento, não existem empresas que o patrocinam. Por isso, o principal incentivo desses jovens é mesmo o sorriso resistente  e impagável de crianças e idosos que fazem deste, um grande trabalho.

Para fazer parte dessa trupe, saber um pouco mais a respeito ou contribuir de alguma outra forma, entre em contato com o presidente da ONG, Guilherme Muchale, pelo fone (85) 8618 5532, ou acesse os links a seguir:


ASSESSORIA DE IMPRENSA
Estagiária Talita Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário